A vitamina C ajuda? Se você obter vitamina C suficiente de sua dieta (como uma xícara de tomate ou suco de laranja), tomar mais de um suplemento geralmente não ajudará. No entanto, tomar altas doses de vitamina C diariamente de um suplemento durante a estação fria pode reduzir um pouco o risco de ficar resfriado, principalmente se você tiver deficiência de vitamina C, mas não ajudará quando estiver doente. A suplementação de vitamina C também pode reduzir ligeiramente a pressão arterial, embora não tenha demonstrado reduzir as taxas de doenças cardiovasculares. Tomar vitamina C também foi associado a um risco reduzido de gota (veja o que faz ).
Quanta vitamina C tomar? Para ter certeza de que você está recebendo a necessidade diária de vitamina C, um suplemento que forneça cerca de 50 mg a 100 mg de vitamina C é suficiente para a maioria dos adultos e é bastante seguro (consulte O que considerar ao usar). Quando doses mais altas são tomadas na esperança de reduzir o risco de resfriado ou gota, ou para reduzir ligeiramente a pressão arterial, uma dose típica é de 500 mg duas vezes ao dia ou até 2.000 mg por dia. Esteja ciente, no entanto, que tomar mais de 500 mg de vitamina C por dia regularmente (o que saturará seu sangue com vitamina C) pode aumentar seu risco de desenvolver catarata, e tomar mais de 1.000 mg por dia também pode aumentar seu risco de desenvolver catarata. risco de pedras nos rins. De fato, embora níveis adequados de vitamina C no corpo estejam associados à redução do risco de morte, isso parece reverter em níveis mais altos. A diarreia pode resultar de uma dose única de mais de 2.000 mg para um adulto e quantidades menores para crianças (consulte Preocupações e precauções ). Em suma, há uma relação risco/benefício ao tomar altas doses de vitamina C.
Qual forma de vitamina C é melhor?Existem muitas formas de vitamina C disponíveis (ácido ascórbico, ascorbato de sódio, ascorbato de cálcio, vitamina C lipossomal, etc.), mas não há evidências convincentes de que uma seja muito melhor que a outra. As formas de ascorbato podem ser mais fáceis para o estômago, mas você ainda corre o risco de desenvolver fezes moles em uma dose muito alta. Ingredientes alimentares integrais (como casca de limão) fornecerão compostos bioflavonóides adicionais, que podem ser de algum benefício, mas não são necessários para atender às suas necessidades nutricionais, e a vitamina C natural, como a da rosa mosqueta, é exatamente o mesmo composto, L -ácido ascórbico, encontrado na maioria dos suplementos sintéticos de vitamina C. Como a vitamina C é um ácido, os produtos formulados como cápsulas ou comprimidos podem ser mais seguros para os dentes do que líquidos em altas doses, pós (misturados em líquidos), mastigáveis ou gomas. (VerFormas de Vitamina C ).
Qual suplemento de vitamina C é melhor? Entre os produtos que continham as quantidades listadas de vitamina C e foram “aprovados” nos testes do ConsumerLab.com, quatro foram escolhidos como CL’s Top Picks para diferentes usos, incluindo um que fornece a necessidade diária de vitamina C por menos de um centavo.