O que são açafrão e curcumina? A cúrcuma é uma especiaria utilizada por seu sabor e cor amarelo-alaranjada. A curcumina é um dos vários compostos curcuminoides encontrados na cúrcuma que conferem à cúrcuma sua cor e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tornando os pós e extratos de raiz de cúrcuma úteis como suplementos dietéticos (veja O que é ).
Quais são os benefícios para a saúde da cúrcuma? Pequenos estudos clínicos sugerem que a curcumina da cúrcuma é útil para indigestão, colite ulcerativa, certas condições hepáticas, como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), artrite reumatóide e osteoartrite, alergias sazonais, bem como depressão, e pode ter benefícios em alguns condições pré-cancerosas. Há também evidências de que algumas formulações de curcumina podem ajudar a melhorar a memória verbal e de curto prazo. Outros compostos da cúrcuma também podem ser ativos (veja o que faz ).
Quanta cúrcuma tomar? A dose diária típica varia de 500 mg a 2.000 mg de curcuminóides (a maioria dos quais é curcumina) de extratos de açafrão (ver Dosagem ), que muitas vezes pode ser até 95% de curcuminóides. O pó de tempero de açafrão é muito menos concentrado – apenas cerca de 3% de curcuminóides -, mas alguns suplementos de açafrão são apenas temperos de açafrão colocados em cápsulas, oferecendo quantidades muito menores de curcumina do que os suplementos feitos de extratos de açafrão.
Como as formas de açafrão diferem? Açafrão e curcumina não são bem absorvidos por conta própria. Consulte Absorção e Biodisponibilidade para aprender sobre o aprimoramento da biodisponibilidade com ingredientes como BCM-95, C3 (que inclui o extrato de pimenta preta Bioperine), CurcuWin, Longvida, formulações fitossomais como Meriva e outras formulações, incluindo NovaSol e Theracurmin.
O que os testes de açafrão de CL encontraram? Conforme mostrado na Tabela de Resultados abaixo, um suplemento de uma grande marca fornece apenas 10 mg de curcuminóides, muito menos do que 100 mg ou mais em muitas outras marcas, e um suplemento continha apenas 82,7% dos curcuminóides esperados por CL .
Melhor suplemento de açafrão/curcumina ? Entre os suplementos que passaram nos testes, identificamos nosso Top Pick – que forneceu curcumina a um dos custos mais baixos e inclui um intensificador de biodisponibilidade para aumentar a quantidade de curcuminóides que chegam à corrente sanguínea (consulte Absorção e biodisponibilidade para aprender sobre o aprimoramento da biodisponibilidade com BCM -95, CurcuWin, Longvida, Meriva, NovaSol, Theracurmin e C3 — que inclui o extrato de pimenta-do-reino Bioperine. Esteja ciente de que podem ocorrer variações na cor desses produtos, e isso não indica necessariamente um problema de qualidade (ver Dicas do Consumidor ) .
Também selecionamos uma das principais opções para cães, pois há algumas evidências de que a curcumina/cúrcuma pode ser útil para cães com osteoartrite.
Melhor tempero de açafrão ? Também compramos marcas populares de tempero de açafrão, testando-as quanto ao conteúdo de curcuminoides, metais pesados (chumbo, cádmio e arsênico) e sujeira (por exemplo, fragmentos de insetos e ácaros). Um produto se destacou por fornecer significativamente mais curcuminóides do que outros produtos – além de ser mais barato e conter menos sujeira – e foi escolhido como nosso Top Pick para Especiarias .
Qual é a melhor maneira de tomar curcumina e açafrão? Geralmente, é melhor tomar açafrão/curcumina com alimentos que contenham alguma gordura para aumentar a absorção. Se tomar apenas com água, o uso de uma fórmula com biodisponibilidade aprimorada pode aumentar a absorção (consulte a Melhor maneira de tomar suplementos de curcumina e açafrão para obter detalhes). Para obter o máximo do tempero de açafrão, use-o em uma refeição que contenha gorduras ou óleos, além de um pouco de pimenta preta .
Segurança e efeitos colaterais de cúrcuma/curcumina: Os suplementos de cúrcuma/curcumina são geralmente seguros, mas os efeitos colaterais gastrointestinais podem ocorrer com doses mais altas e podem causar problemas para pessoas com doença da vesícula biliar, cálculos renais ou aqueles que tomam afinamento do sangue ou açúcar no sangue. diminuindo os medicamentos. Raramente, foi relatada lesão hepática. A curcumina pode atuar como um inibidor da MAO, embora isso não tenha sido estudado em pessoas. A segurança da suplementação a longo prazo não foi estabelecida. Um dos intensificadores de biodisponibilidade comumente adicionados pode afetar potencialmente vários medicamentos (consulte Preocupações e precauções ).